[Entrevista] Davyd Vinicius - Autor do Livro "Sobre Fragmentos"


Olá tritões e sereias!

O blog teve um grande prazer de entrevistar o poetista Davyd Vinicius, autor do livro " Sobre Fragmentos"

A entrevista foi feita pela Tamara e pela Ingrid.

Esperamos que gostem da entrevista, pois a gente adorou♥


O que te levou a escrever sobre poesias e sentimentos? É a área da literatura que você mais se identifica?

DV: Olha... Boa pergunta... kkk
Com toda certeza é a que mais me identifico, embora eu goste bastante dos contos.
Acho que esse negócio de escrever poesias veio mais de uma "necessidade" de me expressar, de colocar pra fora os meus próprios sentimentos de uma forma mais rápida e objetiva.

Como é a sua inspiração para escrever as poesias?


DV: Depende muito, há vezes que tenho surtos de inspirações e preciso escrever o mais rápido o possível, já outras fico muito tempo maturando algum tipo de sentimento para só então conseguir escrever.


Você se baseou em alguma história de vida, de algum conhecido para escreve-los?

DV: Muitos dos poemas desse livro falam das minhas próprias experiências, do meu olhar diante de cada situação, mas uma coisa doida é que existem poemas com alguns temas que eu não faço ideia de onde vieram... kkk

Como no poema "O troco", onde falo sobre traição e na verdade nunca fui traído, ou até em trabalhos mais atuais onde trago de forma indireta um casamento abusivo sendo que nunca fui casado. Mas ser escritor é isso, é essa loucura deliciosa que a gente ama tanto.

Acredito que tudo a nossa volta pode influenciar na nossa escrita, seja de forma explícita ou não.

Qual foi a sensação quando você concluiu o seu primeiro livro?

DV: As vezes eu ainda paro e fico pensando "Caraca, é o meu livro". É uma sensação tão gostosa, ainda mais depois de ter passado por todo esse processo de anos para poder finalmente lançá-lo.

Com tantos livros de histórias sendo lançados a cada momento, você sente que as pessoas estão deixando a poesia de lado?

DV: Infelizmente a poesia tem sido deixada de lado sim, não por conta dos outros gêneros, mas por uma série de questões que levantariam um grande e longo debate. As pessoas gostam de poesia, acham lindas, mas nem sempre elas conseguem entender.

Quais os maiores desafios que encontrou neste meio?

DV: Partindo do princípio que sou um autor independente, posso dizer que tive muitas e muitas dificuldades. Primeiro, claro, porque não encontrei uma editora que quisesse publicar meu livro de forma gratuita e pagar por uma publicação era algo que não caberia em meu orçamento. Também tive problemas com a burocracia da BN para pedir o ISBN, pois o site não é nem um pouco acessível para pessoas com deficiência.
Infelizmente também já tive o "desprazer" de ser selecionado em concursos que prometiam exemplares físicos e até hoje não recebi nada... Mas como dizem, "a esperança é a última que morre"... hehehe


O que é ser um escritor para você?

DV: Pra mim é poder libertar de dentro de mim tudo aquilo que me aflige, me incomoda, que me tira do meu eixo. É muito mais do que simplesmente escrever e publicar, é poder me encontrar cada vez mais dentro do meu próprio eu.

Qual seu livro favorito? Por que?


DV: Como eu era antes de você da Jojo Moyes é o meu livro favorito. Gosto muito da ambientação desse livro, a cidade pequena, o castelo, gosto da família da Louisa. Acho que a época que eu li ele também ajudou bastante.


Quais são suas metas a curto e a longo prazo?

DV: A curto prazo, pretendo continuar com esse projeto de contos que está sendo muito legal, e também continuar divulgando o meu livro.
Já a longo prazo, pretendo terminar alguns textos que estão engavetados, lançar um novo livro com as poesias mais atuais e até quem sabe me arriscar em um romance...rs


Já tem um novo trabalho a caminho? Se sim, pode nos falar um pouco?

DV: Esse ano estou com alguns projetos bem legais dentro da área da poesia, mas ainda nada concreto. Também estou me arriscando em um projeto de contos que será divulgado em breve.


Quero abordar um pouco mais sobre os cursos para escritores iniciantes que seu blog (Faroeste Literário) oferece, é uma enorme iniciativa. Conte para a gente um pouco sobre o blog.

DV: Eu criei o Faroeste em 2014, com o intuito de divulgar os meus textos e aos poucos fui dividindo o espaço com alguns amigos escritores. Com o passar do tempo o blog foi crescendo e em vez de só divulgar, passei a ceder o espaço para que eles pudessem fazer isso de uma forma ativa como colunistas.
        Aos poucos, novas questões foram surgindo e junto com elas, algumas ideias. Para incentivar os escritores a continuarem escrevendo, criei o "Melhores do Ano", que basicamente premiava os escritores que mais haviam se destacado no ano segundo nosso público leitor. No ano passado a premiação passou por uma reformulação e passou a se chamar "Prêmio Alexandria de Literatura" que teve vinculada a campanha "Acervo do Bem".
Com o "Acervo do Bem", nós conseguimos arrecadar mais de 200 livros para a criação de uma mini biblioteca para uma instituição de dependentes químicos em Matinhos no Paraná.
         Para fazer a divulgação dos escritores além do nosso blog, criei a "Tinteiro de Pixels" que leva esse conteúdo para outros blogs, sites, revistas e outras mídias.
         O "Literletrados", é o nosso projeto de cursos que surgiu de uma parceria entre o nosso blog e os escritores Luis Maldonalle e Mariane Helena através do nosso canal do Youtube. Nos videos, os escritores abordam temas como os processos para publicar o seu primeiro livro, isbn, registro, mercado digital e até a visão da sociedade para a profissão de escritor. Infelizmente o projeto não teve continuidade ainda, mas é algo que queremos retomar o mais rápido o possível.
         Hoje graças a Deus, o blog conta com mais de 100 mil visitas e uma equipe de 7 pessoas.

Quando você criou o Faroeste Literário, você imaginava que ele se tornaria o que é hoje?  

DV: De forma alguma. Como disse acima, eu criei o blog com o intuito de divulgar apenas o meu trabalho, mas as coisas começaram a tomar outros rumos e isso foi incrível.

Ao ler sua biografia, pude perceber que também gosta de teatro. Quando você descobriu essa vocação? Se puder, nos fale um pouco sobre peças que participou, participa ou irá participar.

DV: Eu sempre gostei muito de teatro, me lembro até hoje a primeira peça que fui assistir com a escola. Tudo aquilo sempre me encantou muito, achava lindo como as coisas aconteciam em cena, toda aquela "magia". Mas foi só no ano passado que tive a oportunidade de entrar em uma oficina oferecida pela Biblioteca Pública do Paraná.
Como resultado dessa oficina, surgiram 2 peças, a primeira foi "Um ato para desconstruir sujeitos desajustados" em agosto de 2017. Já a 2ª foi, "Quadro Morto" em dezembro de 2017, e agora no dia 6 de abril participamos do Festival de Teatro de Curitiba com essa mesma peça em 2 apresentações.

O que os leitores podem esperar de “Sobre Fragmentos”?


DV: Sobre Fragmentos é uma obra muito pessoal, muito íntima, onde eu estou compartilhando muitos dos sentimentos de um Davyd de 5 anos atrás, tanto que os poemas sofreram pouquíssimas alterações, pois eu não queria que eles perdessem a sua essência e a sua temporalidade. Sempre opto por trabalhar com poemas curtos, porque gosto de centralizar a ideia para que o leitor possa entender e sentir tudo aquilo que o poema tem para oferecer sem correr o risco de se perder.

Jogo Rápido

Uma frase que defina a Davyd, nesse momento da vida.
DV: “Segura na mão de Deus e vai”. (kkkkk)

Uma frase de algum livro que você ama.
DV: “Nós aceitamos o amor que imaginamos merecer”, do livro “As Vantagens de ser Invisível”.


O que cada palavra representa para você:
Amor: Um mix de coisas boas, desde que bem utilizado é claro...rs

Família: Minha família é meu alicerce, meu ponto de equilíbrio.

Sonho: Acredito que ter um sonho é o princípio para tudo, é o que vai nos conduzir e nos fazer chegar em algum lugar...

Quem é o Davyd para você?
DV: É um cara batalhador, que sonha muito e que ama ser quem é.

A entrevista chegou ao fim.

Davyd, muito obrigada pela oportunidade de entrevistá-lo e desejamos todo sucesso para você nessa nova jornada.


Para conhecer mais o trabalho do Davyd, acesse suas redes sociais e acompanhe 😊😉

0 comentários via Blogger
comentários via Facebook

Nenhum comentário